A pouco mais de um ano, o serviço de streaming, Crunchyroll, chegou ao Brasil dando aos brasileiros, a oportunidade de poder assistir animes de forma oficial. E aparentemente, tal investimento deu certo, a ponto de chamar a atenção do tão famoso serviço de streaming de filmes, séries, e animações, mais conhecido como Netflix.
O Netflix já possuía um bom repertorio de animes, composto por todas as animações japonesas que haviam sido lançadas no Brasil, seja na TV, ou em Home Vídeo (DVD, VHS, Blue-ray). Mas a alguns meses, o próprio Netflix declarou o interesse em disponibilizar animes mais recentes em seu catálogo, e inclusive, realizar simulcasts de animes (ou seja, disponibiliza-los em português, poucas horas após serem exibidos no Japão), prática que já é a especialidade do Cruncyroll.
Pois eis que no ultimo dia 03, o Netflix divulga em seu blog os próximos lançamentos, e entre eles, temos Mahou Shoujo Madoka Magica, Sword Art Online,Blue Exorcist (Ao no Exorcist), Baccano!, Darker Than Black (ainda sem pagina), Devil May Cry (também sem página), Hunter x Hunter (2011), e Cavaleiros do Zodiaco: A Saga de Hades
Obs: Basta clicar no nome do anime, para ir até a página de cada um no Netflix.
Desses lançamentos, apenas Madoka, e SAO, possuem suas estreias confirmadas para o dia 15 de Março.
Vale lembrar que o serviço de streaming Crunchyroll, já possuía Sword Art Online, e Hunter x Hunter (2011). Não se sabe ao certo se os dois serviços podem licenciar o mesmo anime, ao mesmo tempo. Por isso só o tempo dirá como ficará a concorrência entre Netflix e Crunchyroll.
Minha opinião? Fico feliz em ver que há uma esperança para o mercado de animes no Brasil. Desde que a "modinha" de Naruto esfriou, o mercado brasileiro foi dado praticamente como "morto". Mas no final de 2012 o serviço Crunchyroll acendeu uma pequena esperança. Agora, temos o todo poderoso serviço de streaming Netflix, fortalecendo seu catálogo de animes. Se o Crunchyroll teve um bom desempenho entre o nicho, o Netflix pode expandir a cultura do anime, apresentando-os para as massas que assinam o serviço em busca de filmes e seriados. O que seria ótimo, afinal, se existem fãs de animes, é porque o mercado apresentou essa mídia para as massas, e sem o mercado, a tendência é que a cultura do animes no Brasil morra aos poucos, correndo o risco de desaparecer, ou no máximo, se limitar a uma fração minúscula de fãs, comparado ao que temos hoje. E nós, fãs das animações nipônicas, não queremos isso, correto? Além disso, imaginem como seria maravilhoso poder trabalhar em uma empresa que disponibiliza animes, no Brasil?
É... Realmente um mercado de animes faz falta....
FONTES:
Jwave: http://www.jwave.com.br/2014/03/madoka-magica-e-sword-art-online-chegam-ao-netflix.html
Netflix Blog: http://filmes-netflix.blogspot.com.br/2014/03/videos-nao-disponiveis-e-futuros.html